13/08/2008

Percurso Surreal



Dormir tendo por companhia um galo excitado é uma experiencia nao aconselhavel para quem precisa de descansar de tantas horas de voo. Logo pela manha entrou uma requisiçao para que o galo fosse para a panela! Um arroz de cabidela africano vinha a calhar!
O dia nasce às 5 da manha. Para quem esta habituado a dormir até mais tarde e com pouca luz foi doloroso. Houve gente a acordar as 4 da manha e nao conseguir dormir mais.
Ao pequeno-almoço conhecemos o Fausto (o "Dono da Casa"), um Moçambicano muito simpatico que ficou muito feliz por finalmente ter companhia. A casa surpreendeu pela positiva, apesar de nao ter agua quente.
A aventura começou quando as crianças da vizinhança nos vieram conhecer. Foto tia! Foto tio! As palavras mais ouvidas durante a manha. Depois de almoço visitamos o Museu Etnografico da cidade e no percurso surgiu-nos um cenario que nos permitiu confrontar preconceitos e testemunhar uma realidade inesperada, diferente. Inesperada porque nao esperavamos tanto lixo nas ruas e nos caminhos; inesperada, também, porque nao esperavamos ver tanta gente nas ruas, dando a sensaçao de cidade com vida propria, habitada, confusa,...
Na "viagem" até ao Museu foi-nos dado a conhecer um tipo de mercado inédito - Mercado da Cavalaria. Feira em plena linha do caminho de ferro. Quando o comboio passa tiram as bancas e depois voltam a coloca-las. Nunca visto!

P.S. Uma das fotos foi tirada por volta das 4.30h. O amanhecer visto do quintal da casa.

Sem comentários: