13/08/2008

Etnologia em Movimento





O terceiro dia, 2 de Agosto, em Nampula permitiu-nos conhecer a cultura Macua (Provincia de Nampula) e o seu especialista, Padre Elias Ciscato, italiano em Moçambique desde 1967. O Padre Elias impressiona pelo seu sentido de humor, pela sua paixao na partilha, pelos seus principios humanos que lhe permitiram ter um conhecimento profundo e admiravel da cultura Macua. Impressiona, também, porque aborda a sexualidade de uma forma inesperada para alguém com a sua idade e pelo facto de ser Padre. Com o Padre Elias aprendemos, apesar de alguns estarem no mundo dos "sonhos", que:
- a origem do nome do pais esta relacionado com a chegada dos Arabes, por volta de 1200, cujo chefe se chamava "Mussa Bim Bique";
- a cultura é dual, feita de opostos;
- a cultura é a herança historica em movimento;
- a cultura é uma rede (que nao se ve) de significados que podem ser intuidos nos artefactos (que se veem);
- a cultura é "a mastigaçao do mundo que um povo faz";
- na cultura Macua, a rede constroi-se retirando simbologia da natureza; por exemplo se encontramos uma termiteira (formigueiro) é logico ao lado encontarmos uma bananeira, a morte e a vida lado a lado;
- na cultura Macua os rituais de iniciaçao à vida sexual sao levados muito a sério e funciona como curso de Educaçao Sexual. Muito interessante!
- ...
Na parte da tarde tivemos a primeira reuniao de trabalho na Paroquia de S. Pedro para coordenaçao de actividades. Foi decidido proporcionar durante as tardes cursos de viola, flauta e de dinamicas de grupo e aos domingos projectar filmes para crianças e jovens seguido de debate. A parte da manha ficou reservada para a biblioteca e Hospital Psiquiatrico.
No final da reuniao tivemos uma boa surpresa pois o Padre Elias "apresentou-nos a sua colecçao de insectos e de rochas. Cativou toda a gente! Somos seus fas incondicionais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Continuem a dar notícias e a contar as vossas aventuras e desventuras por terras africanas.
Bom trabalho é o que vos desejo, deixem marcas!
E aproveitem ao máximo esta experiência.

Um xi mt apertado p vocês
(sempre convosco no pensamento)!
Carla Canha

Filipa Gonçalves disse...

só agora me liguei´mas ainda vou a tempo de vos desejar um bom trabalho e torcer para que tudo corra bem!
Aproveitem ao máximo pois deve ser algo único!
Beijos fipa